Perseverança

"Educar é realizar a mais bela e complexa arte, da inteligência. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro, mesmo que os jovens nos decepcionem no presente. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência".

Augusto Cury

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Desfile Cívico de 7 de Setembro

A escola Vila Vargas representa o capitulo IV do Estatuto da Criança e do Adolescente, que trata do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer, tendo como eixo central o desenvolvimento pessoal e social da criança e do(a) adolescente. Os alunos estão organizados em pelotões caracterizados com o esporte e lazer, que nos dias atuais vem revolucionando as escolas do país e crescendo de uma maneira satisfatória de incentivo aos nossos alunos.


A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, capacita o sujeito a lidar com necessidades, desejos e expectativas próprias e dos outros.

Em meio as descobertas do esporte, a adrenalina, emoção e prazer de se exercitar faz com que o aluno alcance diferentes maneiras de aprender e de se integrar ao meio social.



Ciclismo, Capoeira, Karatê, Ping Pong, Vôlei, Handball, Futebol, Tênis, Queimada são modalidades que orientam e disciplinam os alunos na escola e na sua vida cotidiana, através da socialização, troca de informações, respeito às regras, reflexão, entre outras.


A educação para o lazer, ou a educação para o tempo livre, para sermos mais abrangentes, tem como objetivo formar o indivíduo para que viva o seu tempo disponível da forma mais positiva, sendo um processo de desenvolvimento total através do qual um indivíduo amplia o conhecimento de si próprio, do lazer e das relações do lazer com a vida e com o tecido social. Por tal, deve ser considerada como um processo integral da vida diária da escola, no sentido de que é necessário ensinar o lazer ativo.



Dança, Teatro de Máscaras, Palhaços, Fantoches, Pula-Corda, Peteca, Bambolê, Música e Leitura são formas de utilizar o tempo livre de forma prazerosa, sem compromisso e praticado em um tempo livre, ausente de preocupações.




O sistema escolar pode ser um meio através do qual os indivíduos podem, em segurança, autotestarem-se, explorar, aprender a correr riscos e jogar sem fracassar, descobrir e ter prazer em aprender.





Nenhum comentário:

Postar um comentário