A prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, capacita o sujeito a lidar com necessidades, desejos e expectativas próprias e dos outros.
Ciclismo, Capoeira, Karatê, Ping Pong, Vôlei, Handball, Futebol, Tênis, Queimada são modalidades que orientam e disciplinam os alunos na escola e na sua vida cotidiana, através da socialização, troca de informações, respeito às regras, reflexão, entre outras.
A educação para o lazer, ou a educação para o tempo livre, para sermos mais abrangentes, tem como objetivo formar o indivíduo para que viva o seu tempo disponível da forma mais positiva, sendo um processo de desenvolvimento total através do qual um indivíduo amplia o conhecimento de si próprio, do lazer e das relações do lazer com a vida e com o tecido social. Por tal, deve ser considerada como um processo integral da vida diária da escola, no sentido de que é necessário ensinar o lazer ativo.
Dança, Teatro de Máscaras, Palhaços, Fantoches, Pula-Corda, Peteca, Bambolê, Música e Leitura são formas de utilizar o tempo livre de forma prazerosa, sem compromisso e praticado em um tempo livre, ausente de preocupações.
O sistema escolar pode ser um meio através do qual os indivíduos podem, em segurança, autotestarem-se, explorar, aprender a correr riscos e jogar sem fracassar, descobrir e ter prazer em aprender.
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